Vitória da Conquista recebe espetáculo de rua da Temporada Verão Cênico

FUNCEB divulga o resultado da seleção da 3ª Temporada Verão Cênico, que neste ano acontece em 14 espaços culturais em todo o estado

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) divulgou nesta semana o resultado da seleção da 3ª edição da Temporada Verão Cênico. O projeto tem o objetivo de estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do Teatro, do Circo e de espaços cênicos baianos.

Em 2014 foram contabilizados 92 espetáculos inscritos, dos quais 36 foram selecionados. As apresentações irão acontecer entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro de 2014, em diferentes locais e datas, compondo uma programação com total de 116 sessões em 17 cidades da Bahia.

Dentre os espetáculos selecionados estão “Algaravias – o Marujeiro da Lua”, inspirado na vida, na obra e na poética de Waly Salomão e realizado pelo grupo Olaria (Jequié). Também o espetáculo “O Circo de Soleinildo”, da Cia. Operakata de Teatro (Vitória da Conquista). 

Assista um trecho de “Algaravias – O Marujeira da Lua”: 

Depois de duas edições já realizadas (2011/2012 e 2013), o projeto se expande para as artes circenses. Segundo a FUNCEB, a proposta é de criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições para fortalecer e dar visibilidade ao Teatro e ao Circo na Bahia.

Dentre os 92 inscritos, apenas 28% do total foram oriundos do interior baiano. Desses, 11 foram selecionados (31%), representando as cidade de Capim Grosso, Eunápolis, Ibicoara, Jequié, Juazeiro, Palmeiras, Valença e Vitória da Conquista.

Em Salvador, a programação acontece em cinco locais diferentes, dentre eles o Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista e o Teatro SESC-SENAC Pelourinho. No interior, os espaços se distribuem em nove cidades: Casa Anísio Teixeira (Caetité), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), SESC Santo Antônio de Jesus, Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Teatro SESC Barreiras, Teatro SESC Jequié e Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

Os municípios de Cipó, Esplanada, Eunápolis, Itaberaba, Jacobina, Serrinha e Vitória da Conquista receberão espetáculos de rua. Por fim, haverá espetáculos em um circo de lona oriundo de Eunápolis.

A grade é montada em quatro mostras, referentes às categorias de inscrição. Para a primeira categoria, Temporada em Movimento, foram 57 propostas inscritas e 16 selecionadas, integrando espetáculos de teatro e de circo para fazer, cada um, quatro apresentações entre os palcos do projeto.

Na Categoria 2 – Mostra Cenas Curtas, foram inscritos 15 espetáculos de cenas curtas ou números circenses, dos quais 11 foram selecionados para apresentações em números variados nos foyers, pátios etc. dos espaços.

Na Categoria 3 – Mostra Espetáculos de Rua, oito espetáculos teatrais ou circenses, dentre 17 inscritos, ocuparão as ruas das cidades integrantes, em duas apresentações cada. E na Categoria 4 – Circo em Lona, um espetáculo circense, entre três inscritos, fará quatro apresentações em sua própria lona.

Veja o resultado completo da seleção