São João 2015: Saiba quais cidades da região confirmaram a festa

Em tempos de crise orçamentária, algumas cidades da região Sudoeste tiveram a necessidade de conter gastos e reduzir a programação dos festejos juninos

Em tempos de crise orçamentária e corte de verbas, muitas cidades da Bahia anunciaram a possibilidade de cancelamento de uma das festas populares mais esperadas do interior: os festejos juninos.

O Santo Antônio, São João e São Pedro, comemorados nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente, são tradições responsáveis por movimentar a economia de diversas localidades. Saiba algumas cidades da região sudoeste confirmaram as comemorações em praça pública:

Barra do Choça

Nesta quinta-feira (21), o prefeito Oberdam Rocha, da cidade de Barra do Choça (a 36,8 km de Vitória da Conquista), divulgou na rádio as datas de realização das festas juninas na cidade. A programação oficial será nos dias 22 e 23, em Barra do Choça e nos dias 26 e 27 com o São Pedro do distrito de Barra Nova.

Todas as atrações serão regionais, devido à necessidade de reduzir os custos. “Fizemos esta redução, este ajuste, para que pudéssemos ter a condição de realizar dentro do calendário normal dos festejos e para que fique em um patamar que possamos cumprir na formalidade e dentro do momento crítico que estamos vivenciando”, afirmou o prefeito.

Itapetinga

Na última terça-feira (19), foi realizada uma reunião entre empresários e representantes do governo municipal, para discutir a possibilidade da realização dos festejos juninos na cidade, entre os dias 20 e 23 de junho.

Devido à crise enfrentada pelos municípios baianos, cogitou-se a possibilidade da não realização da festa, porém, após a reunião, foi firmada parceria, uma vez que a não realização do evento ocasionaria prejuízos para o comércio e para cidade de maneira geral. A CDL afirmou que buscará apoio dos empresários da cidade para a contratação dos artistas locais.

Jequié

Em abril, o secretário de Comunicação de Jequié,  Jacobson Britto, confirmou a informação que o tradicional São João da Praça não seria realizado em 2015, devido o baixo valor de arrecadação e por falta de patrocínio. A notícia também foi confirmada por Diogo Medrado, diretor da Bahiatursa. Sem os patrocínios, o valor em caixa para realização da festa seria de apenas R$ 600.000,00. A quantia não seria suficiente para cobrir todas as despesas de uma festa se São João, principalmente para cobrir os custos de contratações de artistas.

Na último dia 04, a prefeita de Jequié, Tânia Brito (PP), confirmou a realização do evento, porém de forma mais modesta. Disse que ainda há uma mobilização de seu secretariado junto ao Governo da Bahia, como também em empresas do setor privado para a captação de recursos e assim fortalecer parcerias na realização do evento. ”Vamos fazer uma festa cultural para manter a tradição, mas com responsabilidade para honrar nossos compromissos financeiros”, afirmou.

O São João 2015 acontecerá de 20 a 24 de junho, na Praça Ruy Barbosa, onde tradicionalmente a Prefeitura monta a Vila Junina durante os festejos juninos e não na Praça da Bandeira, área oficial da realização do São João e com maior capacidade de público.

Livramento de Nossa Senhora

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora divulgou no último dia 08, a programação oficial do São João 2015. Como aconteceu em 2013, neste ano não haverá o “São João na Praça”, somente nos bairros Estocada, Passa Quatro e Rua do Areião. Entre as atrações estão Rege de Anagé, Edu & Maraial e Zezinho da Paraíba.

Vitória da Conquista

Em entrevista para o Blog do Rodrigo Ferraz, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, confirmou as datas do Forró Pé de Serra do Periperi, em Vitória da Conquista. Segundo o secretário, o evento vai acontecer entre os dias 19 e 23 de junho, no Complexo Cultural Glauber Rocha.

“Apesar do ano difícil, de contenção de despesas, iremos fazer os festejos juninos com todo o conceito estabelecido pelo Governo Municipal. Acredito que a grade de atrações deverá ser divulgada na próxima semana, dando oportunidade também para os artistas locais, como sempre a prefeitura realiza”, disse o chefe da pasta.