Papel da juventude na política foi tema de evento em Conquista

Primeira edição do “Conversa de Boteco” foi realizada na úlltima terça-feira (1º), na sede da FETAG em Conquista

Aconteceu na última terça-feira (1º), a primeira edição do Conversa de Boteco, evento promovido pela União da Juventude Socialista (UJS) de Vitória da Conquista para discutir temas do cenário político atual e protagonismo juvenil. Com o tema “Juventude: teu nome é povo na rua”, a atividade foi realizada na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG).

De acordo com os organizadores, o Conversa de Boteco tem como objetivo debater temas sérios e complexos num ambiente descontraído, mediado pela cultura e pela arte. “A ideia é propiciar um ambiente informal e divertido para que a conversa flua. Isso é o que normalmente acontece num barzinho, numa reunião entre amigos, o papo flui e muitas vezes projetos e ações são resultados desses processos despretensiosos”, afirmou Gabriel Xavier, presidente municipal da UJS.

Nesta primeira edição, foram pautados temas que levaram estudantes a se mobilizarem nacionalmente por meio de ocupações de escolas e universidades pelo Brasil em protesto contra a Reforma do Ensino Médio, a PEC 55 (inicialmente PEC 241) e o Projeto de Lei da Escola Sem Partido. O evento contou ainda com a presença dos vereadores do PCdoB eleitos no último pleito, Nildma Ribeiro e Danillo Kiribamba.