Carnaval Conquista Cultural: mudanças no formato e 4 mil pessoas na praça

Confira uma retrospectiva da 5ª edição do evento, que trouxe mudanças em seu formato e contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas

Por Rhaic Piancó

Foto: Núcleo de Notícias

O Carnaval Conquista Cultural chegou a sua 5ª edição em 2016 e durante os quatro dias de folia, proporcionou aos foliões muita música, entretenimento e cultura.

A tradicional Lavagem do Beco que abre o carnaval conquistense com as rezas, ladainhas e cantigas do povo de santo, lavou e abençoou o centro da cidade no dia 6 de fevereiro para os foliões iniciarem os festejos.

12657242_924582440996022_6602110014782454836_o

Foto: Gilmar Gama

Marchinhas carnavalescas, hits saudosistas dos antigos carnavais, hinos do carnaval contemporâneo, DJ’s e bandas, além dos blocos “Mamãe Eu Quero”, “Maria Vai Com as Outras”, “Nafarofa”, “Muquiranhas”, “Omolú Asè” e “Curtaki”, embalaram os três dias do carnaval de Vitória da Conquista.

Cerca de 4.000 pessoas, dos mais novos aos mais velhos, superlotaram a Praça da Bandeira, no centro da cidade, para curtirem a festa do Rei Momo, totalmente gratuita e livre de cordas, mas que este ano, por motivos que dificultaram o orçamento, não contou com um percurso de trio elétrico.

Uma estrutura de palco fora montada no local, fazendo o carnaval da cidade lembrar um show comum. Entretanto, a energia contagiante e a vontade de brincar e se divertir não desanimaram os foliões que vibraram, pularam e se emocionaram.

collage

Fotos: Gilmar Gama

Não faltou criatividade na escolha das fantasias e nem traquinagem para a criançada. Espumas, balões, buzinas, enfeites, piscas, confetes, abraços e beijos anunciaram que a festa – ao som do axé e regada àquela velha cervejinha neste calor baiano – havia chegado ao ápice. É carnaval, bebê.

Sem brigas e graves ocorrências policiais, o Carnaval Conquista Cultural se encerrou às 20h00 do dia 9 de fevereiro, com aquele gostinho de quero mais e ansiedade para o próximo ano. Até 2017!

Leia mais: Associação de Blocos Carnavalescos criará estatuto para garantir a folia gratuita

DSC_0285

Foto: Núcleo de Notícias