jornalismo, cultura e ativismo
  • siga-nos
jornalismo, cultura e ativismo
  • Sobre/Contato
  • Especiais
  • Projetos
  • Colabore
  • Agenda Cultural
  • siga-nos
quer nos enviar um e-mail?

contato@revistagambiarra.com.br

Noticias
12 de abril de 2016

Cursinho Quilombola realiza aula inaugural nesta quarta-feira (13)

Abertura do ano letivo terá a participação dos professores Adão Albuquerque e Graziele Novato

O Pré-Vestibular Quilombola, parceria entre o Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudoeste da Bahia e a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 08h30, sua aula inaugural do ano de 2016.

A abertura do ano letivo contará com a presença dos professores Adão Albuquerque e Graziele Novato, durante aula magna com os temas “A importância de uma cultura pré-vestibulanda para as vitórias no ENEM e nos vestibulares” e “A importância da presença quilombola no ensino superior”. Após o debate, uma confraternização irá fechar a programação.

Funcionando desde 2009, no prédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (SEMTRE), o projeto atende jovens de mais de 30 comunidades quilombolas, tendo como foco a preparação para os vestibulares das universidades públicas da Bahia e o ENEM.

Desde 2015, das 80 vagas, quinze tem sido reservadas para jovens não quilombolas oriundos da zona rural ou da periferia de Vitória da Conquista. O voluntariado dos professores, 12 ao todo, tem sido a marca do caráter comunitário do projeto.

O projeto inspira-se em milhares de cursinhos comunitários existentes em todas as regiões do país desde a década de 80 e que foram fundamentais, na década de 90, para a discussão sobre a ausência de pobres, negros, indígenas e quilombolas no ensino superior. Dentre as experiências mais emblemáticas nessa luta pela inclusão de pobres e negros no ensino superior destacam-se a Rede EDUCAFRO (em São Paulo) e os pré-vestibulares Dom Climério e GRIOT (2007-2008) ambos de Vitória da Conquista.

Um dos diferencias do Pré-Vestibular Quilombola é a disciplina Cidadania e Cultura Quilombola, ministrada semanalmente pela professora Jamile Santos, da comunidade quilombola de Barrocas. Geógrafa formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Jamile Santos é também ex-aluna da primeira turma do cursinho. Dentre as temáticas abordadas nesta disciplina, estão os temas ligados ao racismo, às ações afirmativas, às culturas, história e direitos quilombolas. O projeto conta ainda com o serviço de Orientação Profissional oferecido pelo serviço de Psicologia da Prefeitura.

Só em 2016, 18 alunos conseguiram aprovação na Uesb e 19 foram aprovados na Seleção Especial para Indígenas e Quilombolas na UFBA. Desde 2009, já somam 243 aprovações quilombolas em cerca de treze comunidades reconhecidas no Território Sudoeste da Bahia.

Combate às fraudes nas cotas

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o Cursinho Quilombola tem intensificado o combate às fraudes nas vagas quilombolas, devido ao aumento de casos suspeitos e de tentativas de fraudes nas vagas quilombolas de universidades públicas baianas. “O Conselho Quilombola tem buscado estreitar o diálogo com as universidades no sentido de exigir, tanto um maior rigor nos procedimentos de comprovação étnica nas matrículas, quanto uma revisão nos critérios de inclusão de quilombolas, ainda prejudicados, no caso da Uesb, pelo uso da nota de corte e a concorrência restrita à vaga adicional para candidatos que optem concorrer a essa vaga”, explicou a coordenação, em nota.

Recentemente, uma aluna do curso de Medicina da Uesb foi condenada a dois anos de prisão em regime aberto por ter feito uma declaração falsa de que morava uma comunidade quilombola para ter acesso ao curso. Maiara Aparecida Freire teve a pena convertida em prestação de serviços à comunidade e ao pagamento de um salário mínimo em forma de cestas básicas.

A aula inaugural acontece no auditório da SEMTRE (ao lado da Estação Juventude), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, número 744.

Escrito por:

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
noticias relacionadas
  • UFBA cancela matrícula de candidata por fraude em vaga destinada à quilombolas
  • Mais de trinta alunos quilomobolas são aprovados em vestibulares de instituições públicas
  • Cotas para quem tem direito às cotas
seja um apoiador da gambiarra
  • siga-nos
quer nos enviar um e-mail?

contato@revistagambiarra.com.br

© 2021. Revista Gambiarra. Todos os direitos reservados.

Code e Design: Revolution