Noticias
13 de janeiro de 2016
Carnaval volta às origens em 2016
Associação de Blocos Carnavalescos começa a divulgar novidades para a quinta edição da festa de rua em Vitória da Conquista
Com informações da Mega Rádio
Foto: Arquivo Municipal
Em 2016, o Carnaval Conquista Cultural chega a sua quinta edição e, aos poucos, algumas novidades estão sendo divulgadas para este ano.
Segundo informações da Mega Rádio, serão quatro dias de folia em Vitória da Conquista (6 a 9 de fevereiro), com uma programação alternativa voltada para quem irá permanecer na cidade.
Outra novidade divulgada pela Associação do Blocos Carnavalescos de Vitória da Conquista (ABCVC) é o resgate do carnaval na Praça da Bandeira, local que recebeu os antigos carnavais por muitos anos. Uma reunião para a definição da programação deste ano será realizada neste sábado (16).
Os festejos carnavalescos de rua começaram a ser resgatados em Vitória da Conquista em 2011. O circuito improvisado ao som das clássicas marchinhas, percorrido pelos blocos pioneiros Fita Amarela e Curtaki – que chegou a colocar dois mil foliões nas ruas em 2012 – ficou cada vez mais organizado. O resultado foi a criação da ABCVC, que agregou todos os blocos que surgiram durante estes anos.
Outro marco importante deste resgate foi a volta da Lavagem do Beco, tradição dos povos de terreiro locais, encabeçada pela yalorixá Dona Dió e que contava com as baianas que lavavam a Alameda Ramiro Santos com flores, pipoca e perfume de alfazema antes das Micaretas que aconteciam em abril.
Em 2016, o que se espera da festa é um pouco mais de estrutura e investimentos da administração municipal. No ano passado, durante a cobertura realizada pela Revista Gambiarra, Dillan Junior, diretor do Bloco Curtaki, ressaltou a ideia de que o carnaval em Conquista está em constante evolução. “O povo quer, o povo precisa, o movimento está aumentando”.