Televisão educativa e jornalismo são temas de debates na Uesb esta semana

O jornalista Bob Fernandes é um dos convidados para roda de conversa na universidade

Nesta semana na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a pauta principal é Comunicação. Serão realizados dois eventos envolvendo o tema e trazendo profissionais da área para debates na instituição.

Na quarta e na quinta-feira (13 e 14) a partir das 09h, acontecerá o 1º Seminário de Televisão e Rádio Educativas da Uesb. O evento é uma realização do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Colegiado do Curso de Comunicação Social (CCCS) e, nesta primeira edição, abordará o tema “Desafios e Perspectivas de Conteúdo e Sustentabilidade”.

O Seminário acontecerá no Auditório 1, do Módulo Antônio Luis Santos (Luisão), no campus de Vitória da Conquista, e as inscrições poderão ser realizadas no link disponível aqui. A programação do evento contará com mesas-redondas, palestra e oficina.

Já na sexta-feira (15) a partir das 10h, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a universidade recebe o jornalista Bob Fernandes, atual comentarista de política da TV Gazeta. Será uma roda de conversa com profissionais de imprensa, estudantes e professores.

“Fake news”, jornalismo de dados e o papel dos jornalistas e veículos de comunicação neste momento conturbado da política brasileira serão alguns dos temas da conversa com o jornalista. Bob vem a Conquista a convite da ABI, como parte de uma iniciativa de aproximação da entidades com a comunicação do Sudoeste.

Segundo o presidente da ABI, Walter Pinheiro, também presidente do jornal Tribuna da Bahia, “Vitória da Conquista lidera um região de grande importância social, econômica e política, com uma forte tradição no jornalismo baiano, e a ABI deseja estar presente e contribuir para o fortalecimento da comunicação regional”.

Ele acrescenta ainda “a satisfação da ABI em participar de uma das atividades que marcam os 20 anos do curso de jornalismo da UESB”. O coordenador do Colegiado do curso, professor Rubens Sampaio, ressalta  que a “iniciativa da ABI está em sintonia com a busca permanente do curso de Jornalismo da Uesb por essa aproximação com entidades da área e profissionais com larga experiência, como Bob Fernandes, elo que isso representa na formação dos futuros jornalistas”.