Sonora Brasil promove circulação de grupos de coco em Conquista

“Na pisada dos cocos”, tema da vigésima edição do projeto, apresenta variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste, trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior

Com informações do SESC

De julho a novembro, o Sonora Brasil, projeto do Sesc, promove apresentações de grupos de coco de quatro estados nordestinos em Vitória da Conquista. As apresentações acontecerão sempre no Teatro Carlos Jehovah, localizado na Praça da Bandeira (Centro).

No próximo dia 25, o grupo sergipano Samba de Pareia dá início à 1ª etapa do projeto. Em agosto, será a vez do Coco de Iguape, do Ceará. Em setembro, a 3ª etapa contará com a apresentação do grupo pernambucano Coco de Tebei. Já em novembro, o Coco de Zambê do Rio Grande do Norte, finaliza a programação.

Esta é a vigésima edição do projeto Sonora Brasil, que em 2017 tem como temas dois gêneros musicais essencialmente brasileiros, identificados com o desenvolvimento da nossa cultura: “‘Na pisada dos cocos” e “Bandas de música: formações e repertórios”. O primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

“Na pisada dos cocos” apresenta variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste, trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. É uma prática coletiva encontrada em áreas urbanas e na zona rural, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos. Cantadores e dançadores são acompanhados ora por instrumentos de percussão ora por palmas ou pela batida dos pés que marcam o andamento, simulando a pisada que prepara o chão batido.

Os ingressos para o Sonora Brasil custam entre R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Comerciário com carteira social atualizada terão 20% de desconto sob a inteira.

Confira as datas das apresentações em Vitória da Conquista:

1º Etapa: Samba de Pareia (SE) dia 25/07 às 19h
2º Etapa: Grupo Coco do Iguape (CE) 25/08 às 19h
3º Etapa: Grupo Coco de Tebei (PE) 30/09 às 18h
4º Etapa: Coco de Zambê (RN) 23/11 às 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *