Revista Gambiarra leva Prêmio Suíça Bahiana como melhor veículo de imprensa

Na votação, feita por produtores culturais, a Revista Gambiarra empatou com a Rádio e TV Uesb

A Revista Gambiarra foi considerada pelo Prêmio Suíça Bahiana de Música como melhor veículo de imprensa, dividindo a menção com a Rádio e TV Uesb. Esta é a segunda edição do evento, que aconteceu pela primeira vez em 2012, e envolveu ainda categorias como casas de shows, instrumentista e clipes.

“Vitória da Conquista vive um momento de ebulição cultural imenso. Muitos artistas, eventos, festivais e produtores de rock, hip hop, reggae, mpb, forró, todo mundo está participando do mesmo cenário. Não há mais segmentação. Por isto, faz-se necessário um acontecimento que premie todo este contexto”, descreve Gilmar Dantas, um dos idealizadores do Prêmio.

Para Rafael Flores, fundador da Revista Gambiarra ter a iniciativa lembrada dentro do cenário cultural conquistense é um respiro. “Não temos vergonha de dizer que dedicamos boa parte da nossa existência como veículo a fomentar a cena cultura do interior baiano, levamos o jornalismo, a cultura e o ativismo como subtítulo do nosso projeto. Ter nosso nome lembrado mais uma vez neste meio é um alento”, afirma o jornalista, que também compunha a equipe do Coletivo de Comunicação e Cultura O Rebucetê, ganhador da categoria em 2012.

Rafael ressalta ainda importância de dividir o prêmio com a Rádio e TV Uesb. “Fico ainda mais feliz em estar lado a lado com o Sistema Universitário de Rádio e Televisão – Surte nessa premiação. Esse ano a rádio completa 10 anos e nunca deixou a produção local de lado em sua programação e sempre muito parceira em todas as manifestações culturais dentro do seu jornalismo”, diz.

Em 2020, a premiação leva em conta o período de janeiro a dezembro de 2019. Desta vez, a Dona Iracema sai como grande vencedora, com seis prêmios. Os vencedores foram definidos após a soma dos votos de cada integrante de uma comissão convidada.

 

Confira o resultado:

Melhor Instrumentista
Filipe Moreno – Contrabaixo

Melhor Vocalista
Achiles
Balaio

Revelação
Madame Jucá

Melhor veículo de imprensa/programa cultural
Rádio e TV UESB
Revista Gambiarra

Melhor Casa de Show
Teatro Carlos Jehovah
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Melhor Clipe
Dona Iracema – Volta pra casa João

Melhor disco
Dona Iracema – Balbúrdia

Melhor Performance ao Vivo
Dona Iracema

Melhor Música
Dona Iracema – Volta pra casa João (part. Luiz Caldas)

Artista do Ano
Dona Iracema