Revista Gambiarra fará a cobertura oficial do Festival Suíça Bahiana

Estúdio montado e entrevistas em tempo real conduzirão a narrativa em torno do maior festival independente da região

Apesar de cobrir o festival desde 2014, quando estreamos o site, a parceria com o Festival Suíça Bahiana (FSB) precede o nascimento da Revista Gambiarra: os jornalistas responsáveis Ana Paula Marques e Rafael Flores já haviam feito parte do projeto O Rebucetê, que fez a cobertura colaborativa da edição de 2011.

Então, em 2018, decidimos por expor e consolidar esta já antiga parceria. Acompanhando os três dias de programação (19 a 21 de outubro), montaremos um estúdio no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) com entrevistas ao vivo e trechos dos shows.

Contaremos com o reforço de três jornalistas (Fernanda Demaco, Erika Camargo e Paula Joane), que se juntarão a mim (Rafael Flores, também jornalista) para uma maratona de música. Ana Paula Marques cumprirá a função de apresentadora do palco “Maneca Grosso”, que receberá as principais atrações do FSB.

Dentre as atrações do festival e de suas prévias estão Rubel, Maglore, Rael e Supercombo. Veja aqui a programação completa

Mombojó e Barro no Festival Suíça Bahiana de 2017

Além de artistas, receberemos como entrevistados produtores, influenciadores culturais, jornalistas convidados e demias apoiadores. A transmissão será feita nas páginas do Facebook da Revista Gambiarra , do Festival Suíça Bahiana e do Coletivo Suíça Bahiana e contará ainda com trechos dos shows, a depender da autorização de cada artista.

Demais mídias sociais, como Twitter e Instagram também serão utilizadas para a cobertura. E como é de praxe, o nosso site irá publicar o conteúdo em texto e fotografias sobre os três dias de festa.

Oficina de Cobertura e Stream

A colaboração e o compartilhamento são duas palavras chaves para a Revista Gambiarra, sendo assim a equipe da cobertura irá dividir com interessados seus conhecimentos sobre o jornalismo cultural.

Algumas semanas antes do evento, acontecerá a parte teórica da Oficina de Cobertura e Stream. A aplicação prática será realizada durante os dias de festival e os participantes da oficina serão colaboradores nas áreas de produção da cobertura oficial.

 

A Gambiarra

Na área cultural, a Revista Gambiarra se destaca como um dos principais veículos especializados da Bahia e único em atividade em Vitória da Conquista, isso nos cria a responsabilidade de compartilhar o principal festival independente na região.

A equipe já percorreu também algumas cidades brasileiras para cobrir manifestações culturais, shows e festivais, bem como:

Festival Suíça Bahiana (2014,2017) – Vitória da Conquista;

Festival de Inverno Bahia (2014,2015,2016 e 2017) – Vitória da Conquista;

Festival da Juventude (2014) – Vitória da Conquista;

Carnaval de Salvador (2016,2017);

Estreia da Turnê Afrociberdelia da Nação Zumbi – (2016) – Salvador;

Festival Bananada (2017) – Goiânia, Goiás;

Festival de Inverno de Garanhuns (2018) – Garanhuns, Pernambuco;

Entre outros.

 

E também entrevistou nomes importantes da cultura brasileira:

 

Daniela Mercury,Filipe Catto,Johnny Hooker, Carlos Eduardo Miranda (In Memorian),  

Elba Ramalho, Ricardo Chaves, Attoxxa, Psit Mota, Ponto de Equilíbrio, Nação Zumbi,

Baiana System, Adão Negro, Raimundos, Ivete Sangalo, Paula Toller, Luan Santana, Lulu Santos, Flávio José, Saulo Fernandes, Pablo, Polentinha do Arrocha, Rogério Big Bross, entre outros.