Retratos de Esperança: fotógrafo realiza projeto no Conjunto Penal de Conquista

Bismark Araujo retrata em suas fotografias a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Natural de Retirolândia (BA), o fotógrafo Bismark Araujo traz para Vitória da Conquista o projeto “Retratos de Esperança”. Por meio dele, desde 2016, o fotógrafo realiza palestras com o objetivo de despertar nas pessoas o amor ao próximo, a esperança e a fraternidade.

“Fotografar para mim é viver e perceber que existem nas pessoas, animais, lugares e crenças, energias capazes de trazer esperança para a vida”, afirma o fotógrafo que estará em Vitória da Conquista neste domingo (12), Dia dos Pais, quando irá palestrar e fazer fotos de presidiários com os seus filhos, no Conjunto Penal da cidade.

Será a primeira vez que ele fará esse tipo de registro. “Pretendo ressaltar a necessidade de olhar o próximo e entender suas reais condições de sobrevivência diante do mundo contemporâneo, desigual, cheio de contradições, condições e realidades distintas”, resume.

Bismark retrata em suas fotografias a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, lançou o livro Retratos de Esperança, composto por 84 fotografias registradas entre 2010 e 2017. A partir da venda dos exemplares, o projeto construiu uma casa para uma família de oito pessoas que morava em barracos de lona dentro do lixão da cidade de Santa Luz (BA), sendo esta a primeira casa construída. A segunda casa está em construção em Retirolândia.

Entre os dias 17 e 31 de agosto haverá a exposição fotográfica Retratos de Esperança no Memorial Regis Pacheco, com palestra na abertura da exposição, no dia 17, às 18h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *