Pré Vestibular Quilombola inicia ano letivo com aula inaugural

Evento contou com apresentações culturais e aula inaugural com o professor de Economia Gildásio Santana

Com informações da PMVC

Na última segunda-feira (11), uma aula inaugural com o professor de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Gildásio Santana, marcou o início das atividades do Pré-Vestibular Quilombola, em 2018. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e contou com apresentações culturais do grupo de capoeira do Mestre Acordeon e do Brincando de Cordas.

O cursinho conta com 100 alunos matriculados, sendo 44 oriundos de comunidades quilombolas, distribuídos em duas turmas (uma matutina e outra noturna). “Para nós, é uma grande satisfação este início de aulas, com turmas lotadas e uma lista de espera. Ficamos felizes em saber que os jovens estão buscando uma oportunidade para ingressar na universidade”, comemorou o coordenador municipal de Igualdade Racial, Beto Gonçalves.

Foto: PMVC

Luciene Bispo dos Santos, representante do Conselho das Associações Quilombolas, lembrou das dificuldades que os jovens, principalmente de comunidades rurais, têm para o acesso à educação. “Antes do cursinho quilombola, a comunidade rural não tinha oportunidade, só quem podia pagar é que tinha direito a entrar na universidade. Hoje, vejo na minha região, estudantes de todas as áreas – medicina, direito… Então, que vocês possam aproveitar esta oportunidade que o cursinho está dando”, orientou Luciene.

O Pré-Vestibular Quilombola é administrado pela Coordenação de Igualdade Racial, em parceria com a Semtre, a Secretaria  Municipal de Educação e o Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste da Bahia.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *