Operakata volta a apresentar Pariré e Circo de Soleinildo em Conquista

Companhia de teatro conquistense comemora 15 anos de atividades com a apresentação dos dois espetáculos mais recentes de seu repertório

A Companhia Operakata de Teatro, um dos principais grupos de teatro da Bahia, está completando 15 anos em 2018. Como comemoração apresentará os dois espetáculos mais recentes de seu repertório em sua cidade natal: Vitória da Conquista.

Espetáculo Pariré

O Circo de Soleinildo será apresentado ao público na sexta-feira, 07 de dezembro às 16h no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

O Circo de Soleinildo / Foto: Purki

Após apresentar o espetáculo Pariré pela primeira vez em Vitória da Conquista durante o Festival de Teatro do Interior da Bahia, a companhia volta a exibi-lo nos dias 08 e 09 de dezembro às 20h, também no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

SINOPSE: Duas mulheres dividem o mesmo espaço. A primeira; uma velha que é mais uma mãe e que será mais uma vó. A Segunda, uma moça que é mais uma filha e que será mais uma mãe. Ambas se constituem e se conduzem no presente pelo desejo do que já se espera para elas: Um próspero e já estabelecido futuro dele, o filho, o neto. 

Classificação: 10 anos

Para ambos os espetáculos os ingressos custamR$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  e podem ser adquiridos pelo site Sympla ou na bilheteria Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A Operakata

A Companhia Operakata de Teatro possui um trabalho continuado de pesquisa e criação em artes cênicas desde 2003. Suas atividades são desenvolvidas na sua sede batizada de Espaço Quixotesco, localizado na cidade de Vitória da Conquista/BA.

Por acreditar no trabalho de co-criação e sempre valorizando o potencial individual, a companhia sempre trabalhou com teatro de grupo, produzindo espetáculos autorais que pudessem levar para o palco uma linha de pensamento e um modo de fazer teatro sob um ponto de vista crítico acerca da realidade a qual está inserida, especialmente as relações humanas.

Tal forma de pensar o teatro levou a Operakata a participar de diversos festivais nacionais e internacionais, a exemplo do “Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC/2012)”, “Festival do Teatro Brasileiro – Mostra Baiana na cidade de Salvador (2014)”, “Festival do Teatro Brasileiro”, no ano de 2013, com apresentações em Vitória (ES) e São Paulo(SP), e o “MIRADA Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (SESC Santos 2018)”, bem como a premiações e reconhecimento de público, como o “Prêmio Braskem (2016)”, na categoria melhor espetáculo.