“Noite funda, kalunga”: o encontro de Roberto, João e Achiles

Roberto Mendes e João Mendes foram os convidados de Achiles no projeto Retiros Autorais desta quinta-feira (15), no Teatro Carlos Jehovah

Por Vitor Moura/ Foto: Rafael Flores

Foi realizada nesta quinta-feira (15) no teatro Carlos Jehovah, a 6ª edição do Retiros Autorais. O projeto fez de Conquista palco para o encontro entre Achilles, Roberto Mendes e seu filho João Mendes.

João e Roberto Mendes/ Foto: Rafael Flores

João e Roberto Mendes/ Foto: Rafael Flores

Em sua primeira parada oficial pela cidade, Roberto afirma ter sido bem recepcionado e afervorado pelos conquistenses. O compositor com mais de 30 anos de carreira, tem suas obras gravadas pelos conterrâneos de Santo Amaro Maria Bethânia e Caetano Veloso, além de Gilberto Gil, Gal Costa e tantos outros.

É, inclusive, quem mais compôs para Maria Bethânia depois de Caetano e Gil.  Ele é músico, compositor e pesquisador, e afirma ter contato com a musica desde muito cedo, influenciado pelos pais, irmãos e tios. Apesar de compor para grandes artistas, nunca sentiu menos prestigiado que os tais, sendo que seu primeiro trabalho já se iniciou ao lado de Bethânia em 1983, e até cita momentos de reconhecimentos pela cantora em um episodio em 1985, além ter um amizade e laço muito forte com ela até os dias atuais.

Foto: Rafael Flores

Achiles e Roberto/ Foto: Rafael Flores

Em um relacionamento com o público, pude conhecer as irmãs Veltisa e Veltima Teixeira Cunha, professoras do IFBA.  Elas contaram que o primeiro contato com o artista tivera sido feito no jornal local, exibido às 12h30 daquele mesmo dia –  sentindo-se familiarizadas com a música e incentivadas pelo “Fora Temer” citado pelo artista em rede aberta, fez com que elas se prontificassem à assisti-lo neste evento.

Em entrevista com nossa equipe Achilles Neto diz estar muito contente por Roberto ter aceitado o convite, e que para além de toda essa simbologia, ele passou a conhecer e admirar ainda mais o artista, alegando ser maravilhoso ser contemporâneo de pessoas grandes o que fortalecem ainda mais sua arte, o servindo como mais um incentivo para prossegui-la.

Retiros Autorais

O projeto busca promover encontros entre compositores. A proposta busca ainda proporcionar ao público uma experiência “crua” e íntima com as composições dos artistas participantes, por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas.  Dessa forma, os artistas se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade.

Em 2016, Achiles recebeu nomes como Ana Barroso, Márcia Castro, Hélio Flanders e Marcus Marinhos. O projeto também proporcionou o encontro entre Lucas Sampaio (vocalista da Dost) e Gabriel Póvoas, em sua última edição do ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *