Mucugê: feira literária homenageia Euclides da Cunha

Segunda edição da feira será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto na cidade da Chapada Diamantina

Encontros literário, concertos lítero musicais, lançamentos de livros, leituras guiadas, oficinas, intervenções e etc ocuparão Mucugê na Chapada Diamantina entre os dias 10 e 13 de agosto. A cidade recebe neste período a segunda edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que oferece toda essa programação gratuitamente.

O evento é uma realização do Coletivo Lavra e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult), Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso.

O nome homenageado este ano é do escritor Euclides da Cunha (1866 – 1909), cuja obra “Os Sertões” está entre os dez livros indicados pelo sociólogo Antonio Candido para se compreender o Brasil. A escolha do nome também rememora os 120 anos da Guerra de Canudos, uma vez que Euclides da Cunha presenciou uma parte do combate como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e o descreveu com riqueza de detalhes na mencionada obra-prima da literatura brasileira, publicada em 1902.

Com o tema central “Somos paisagens dos sertões em rotas de composições”, a Feira Literária de Mucugê une o autor e a obra num contexto local, onde as belezas e mazelas do Nordeste brasileiro necessitam ser vistas pelo mundo. “As rotas dos sertões passam por Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, pelo Nordeste e na construção dessas trilhas é possível se ver o Brasil, transver e conhecê-lo com outros olhares”, explica Ester Figueiredo, curadora da Fligê.