Mais uma coluna de moda?

Maria Flores inaugura sua coluna que pretende mostrar que a moda não é um estudo superficial

Por Maria Flores*

Desde os surgimentos de uma massa imensurável de blogs, cujo conteúdo consiste em looks do dia e marketing para grandes empresas, o entendimento sobre o que é a moda tem se diluído. Para criar moda não é tão simples quanto se pensa.

Os coolhunters, pesquisadores especializados em tendências, estão ai para nos provar que é necessário ter uma visão geral. É preciso entender que não podemos atribuir um único significado à moda, pois esta compreende mudanças sociais, históricas, econômicas e antropológicas, dependendo de elementos como a música, filosofia, artes visuais e a política. Só depois desse sistema ela pode ser transformada em uma simples peça de vestuário.

O objetivo desta coluna nada mais é do que mostrar que a moda não é um estudo superficial. Admito que haja uma grande dificuldade de sair do convencional e se aprofundar um pouco mais nos processos produtivos da moda, por falta de material bibliográfico disponível na internet e também pela distancia entre quem produz e quem consome.

No entanto, inauguro essa coluna com o desafio de ir além do comum e trazer informações inusitadas e mais consistentes sobre o que influi no produto final. Acompanhe.

*Maria Flores é estudante de Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB).