Jornalismo Importa: Evento comemora 20 anos do curso de Jornalismo

Programação conta com Donminique Azevedo (Instituto Mídia Étnica), Mariana Bastos (Folha de S. Paulo), Laura Capriglione (Jornalistas Livres) e jornalistas da Revista Gambiarra

Acontece entre os dias 15 e 18 de maio, no auditório II do Módulo Luizão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Conquista, a segunda edição do Jornalismo Importa. O evento comemora os 20 anos do curso de Jornalismo, com intervenções artísticas, palestras e oficinas para toda a comunidade.

De acordo com a produção dos estudantes do segundo semestre do curso de Jornalismo da Uesb, o intuito é provocar reflexões acerca do jornalismo na atualidade por meio de discussões que tratem de temas transversais à prática jornalística, como os Direitos Humanos e as opressões às minorias, e também questões relacionadas às mudanças no mercado da comunicação e sobre especialidades jornalísticas em evidência, como o jornalismo esportivo em ano de Copa do Mundo. Dessa forma, busca aproximar a universidade do mercado local, regional e nacional, possibilitando uma interação e integração entre os estudantes em formação e os profissionais e entre o conhecimento acadêmico e as transformações do cotidiano do jornalismo.

A programação conta com nomes como Ruy Medeiros, advogado e professor do curso de Direito da Uesb,  a professora e pesquisadora do curso de Ciências Sociais, Núbia Regina, Donminique Azevedo, do Instituto Mídia Étnica, Mariana Bastos, da Folha de S. Paulo e Laura Capriglione, do Jornalistas Livres.

A Revista Gambiarra participa em dois momentos: no dia 16, durante a mesa “Mulher no Jornalismo Esportivo”, com a presença da colunista Natália Silva (Sem Firula) e no dia 17, com a participação dos jornalistas Ana Paula Marques e Rafael Flores no espaço sobre “Mídia Independente Local”.

Confira a programação completa

Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio de formulário na internet. Quem obtiver mais de 70% de participação, receberá certificado.