Janela Indiscreta promove Mostra Abril Cinema Brasil

Programação exibe documentários que abordam questões históricas, políticas e sociais brasileiras

Foto: Documentário “A Lista de Furnas”

Com o objetivo de levantar  uma reflexão sobre a conjuntura política atual do país, o Janela Indiscreta Cine Vídeo está promovendo, desde o início do mês, a Mostra Abril Cinema Brasil. Estão sendo exibidos na programação, documentários que abordam questões históricas, políticas e sociais brasileiras.

Os encontros acontecem na sala de Projeção Jorge Melquisedeque, localizada no módulo da Tv Uesb, campus de Vitória da Conquista, sempre às 19h. A entrada é franca e as sessões serão são comentadas por professores do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb e convidados.

19/04 – A Lista de Furnas

Comentário do professor Glauber Lacerda (Uesb)

Documentário sobre o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro iniciado no governo FHC, envolvendo a empresa estatal Furnas Centrais Elétricas, e que teria abastecido a campanha de políticos em sua maioria do PSDB e PFL, hoje DEM desde 1996. Com direção do documentarista e produtor Max Alvim e reportagens de Joaquim de Carvalho — um dos melhores jornalistas investigativos do Brasil, colaborador do Diário do Centro do Mundo. 

26/04 – O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Comentário da professora Milene Gusmão (Uesb)

Documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *