Izadora Guedes e Roney George lançam minilivro em Vitória da Conquista

Obra aborda temas da política, além de falar sobre a poesia e o fazer poético, numa estética urbana e urgente

Realizando um intenso diálogo entre imagem e poesia, o minilivro recém-publicado “Izadora Guedes/ Roney George” será lançado no próximo dia 14, às 19h, na CazAzul Teatro Escola, em Vitória da Conquista, por meio do Selo Piripiri.

O trabalho, cuja o título é o próprio nome dos autores, aborda temas da política, além de falar sobre a poesia e o fazer poético, numa estética urbana e urgente.

De acordo com a autora Izadora Guedes, a demanda poética e a disputa de narrativas, presentes nos tempos atuais, foram alguns dos motivos os quais proporcionaram este encontro com o artista plástico Roney George. “Não consigo deixar de pensar e repercutir em mim o que Nina Simone dizia: que o artista precisa expressar o que vive. Essa inquietação foi a vitamina desse encontro com Roney, que tem uma trajetória muito consolidada nas artes plásticas”, conta.

Roney George é artista visual e atua nas áreas de pintura, desenho, moda, cenografia e figurino. Tem trabalhos realizados no Brasil e no exterior, a exemplo de cenografia e direção de arte em São Paulo, Portugal e França. Realizou trabalhos para o carnaval da Bahia, em blocos como Cortejo Afro e Ilê Aiyê, além de cenários para artistas como Mariene de Castro, Jota Veloso e Beto Guedes. Atualmente está em circulação com a exposição Ex-Votos, que estreou na galeria Luiz Fernando Landeiro, em Salvador (BA).

Izadora Guedes foi uma das colaboradoras da peça “Somos Todas Clandestinas”, realizada por uma equipe de artistas feministas, com base em relatos verídicos de mulheres que abortaram clandestinamente. Até então, este foi o primeiro trabalho público da escritora, que ao lado de Maíra Guedes, foi responsável pelo roteiro.

“Depois de 2015 fiquei muito provocada pela vontade de escrever, mas sem um trabalho público que envolvesse esse labor. Com este encontro com Roney, começamos a elaborar o minilivro no final de agosto do ano passado. Roney demonstra uma sensibilidade muito grande com este lugar de poesia”, afirma.

O trabalho dialoga ainda com elementos como os ditados populares, o Haikai e a cultura Hip Hop. “O que mais tem me arrebatado como provocação poética é o rap, é essa relação forte com a letra, a palavra e o ritmo que brota da palavra. Eu aprendo muito sobre a musicalidade que a palavra tem com o rap. O que eu vejo no mundo de estímulo de poesia muitas vezes é aquilo que está grafitado no muro, que me diz muito mais em alguns momentos do que algumas obras inteiras”, descreve a escritora.

O evento de lançamento vai contar com pocket show de Marcus Marinho (CAIM) e participação de Ronaldo Ros, além de microfone aberto. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Lançameto MINILIVRO Izadora Guedes/Roney George | Cazazul Teatro Escola (VCA)

Data: 14 de outubro de 2017

Horário: 19h

Endereço: Travessa Otávio Santos, nº 60, Recreio, Vitória da Conquista (BA)

Entrada: Gratuita