Geleia Geral: Rap de Conquista lidera o número de lançamentos do ano

TR MC, WuBeko, Mahad, Miro MC, La Máfia Baiana, Jotão MC – esses são alguns dos nomes que lançaram música nova em 2016

Foto: Batalha Chapahalls

E eis que dezembro está pertinho e as listas de melhores do ano na música já começam a pipocar na internet. Antes de começar a construí-las por aqui, resolvemos pautar os lançamentos do Rap conquistense, que no “olhômetro” foi o segmento mais ativo neste sentido em 2016.

Já falamos dele aqui na coluna, mas é necessário destacar novamente o trabalho de TR MC. O rapper lançou em agosto (pelo selo Mo’fay Records) o EP Pokazideia com oito faixas, que dentre elas três ganharam clipes muito bem produzidos e tem alcançado boas visualizações nas plataformas online.

O mesmo selo, recém lançado, também conseguiu emplacar um hit nas pistas conquistenses. Se você frequenta as festinhas da cidade, deve ter ouvido o refrão “Deixa de besteira, nêga e ama eu” ressoando por aí. Ele pertence a “Envolver”, música de Miro MC, que também ganhou uma versão em audiovisual.

Em 2016, a Batalha Chapahalls – que acontece às quintas-feiras na Praça 9 de novembro, foi a grande válvula de escape desta cena e por lá muitos novos rappers e grupos começaram a surgir e se fortalecer. A criação de uma casa de show especializada, (a Rap House, no Bairro Brasil) e a realização de eventos já clássicos como o Hip Hop Pela Paz também foram motivos para um aceleramento das produções.

Linkamos abaixo alguns rappers e grupos que costumam se apresentar nestes espaços e que lançaram coisa nova recentemente:

* VenetaClan é da cidade vizinha de Barra do Choça, incluímos por conta do clipe e da música terem sido gravados em Vitória da Conquista.