Frei Betto vem à Vitória da Conquista para lançamento de sua biografia

Acompanhado dos escritores Américo Freire e Evanize Sydow, o frei estará em Vitória da Conquista no próximo dia 13 de junho

A livraria Nobel (Av. Otávio Santos) recebe no próximo dia 13 de junho o lançamento do livro “Frei Betto”, escrito por Américo Freire e Evanize Sydow e com prefácio de Fidel Castro. Autores e o próprio Frei Betto estarão presentes no evento.

No livro, Freire e Sydow revelam detalhes da vida e da obra de Frei Betto, passando por momentos-chave como a descoberta de sua vocação, a militância na educação e na Igreja e o engajamento na luta contra a ditadura instaurada no Brasil pelos militares, em 1964.

Sua resistência lhe rendeu uma prisão, mas também um dos seus principais livros: “Batismo de sangue”, em que conta a participação dos frades dominicanos do Convento das Perdizes na Aliança Libertadora Nacional e a captura e morte de seu principal líder, Carlos Marighela.

O livro traz a participação do frei na Teologia da Libertação, corrente mais progressista da Igreja Católica, e sua atuação nas greves do ABC paulista, onde estreitou a amizade com Lula, na criação do Partido dos Trabalhadores e nas campanhas petistas à Presidência da República.

Os autores fizeram longas entrevistas com Frei Betto para o livro e não deixaram temas polêmicos de fora da obra, como o fato do biografado não ter sofrido tortura na prisão por ser sobrinho de um general que tinha ligações com os militares no poder. A controversa saída de Frei Betto do governo Lula, registrada no livro “A mosca azul”, e as críticas que recebeu dos petistas.