Folia de Rainhas leva cultura popular para o teatro do Centro de Cultura

A peça celebra o valor das mulheres na cultura brasileira ao lado de temas contemporâneos e conta com músicas originais inspiradas no universo do reisado

Nos dias 20 e 21 de julho (sexta e sábado), o espetáculo teatral Folia de Rainhas será apresentado em Vitória da Conquista. As sessões acontecerão no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, às 20h.

Com classificação livre, a peça celebra o valor das mulheres na cultura brasileira ao lado de temas contemporâneos e conta com músicas originais inspiradas no universo do reisado e de outras expressões festivas.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Cuco – Espaço Colaborativo (Av. Fortaleza, 539 – Candeias), ou antes das sessões no próprio Centro de Cultura. Inteira: R$ 12,00 e Meia: R$ 6,00.

Folia de Rainhas é um espetáculo do Coletivo Ciganas, Cigarras e Cirandas do município de Jequié. O grupo nasceu como ideia de auto teatral de caráter paródico que toma os Ternos de Reis como referência estilística e se assemelha a cantorias de quintais.

Sinopse: Uma menininha, ao nascer, será visitada por três certas rainhas. Uma benzedeira, uma costureira e uma cirandeira que lhe darão presentes para que ela cresça com uma vida plenamente saudável: folhas e rezas para proteção e para saber como se alimentar com equilíbrio; a arte da costura para se vestir e revelar belezas nos trabalhos artesanais e algumas cantigas de cirandas para motivá-la a brincar! Atualizadas, a seu modo, sintonizam nas questões da mulher contemporânea. Celebram uma religiosidade circular entre cantigas e frases da vida comum e revelam a fé na humanidade, pois seguem a estrela da criação.