Festa na Fé: Grupo Olaria apresenta novo espetáculo

“Festa na Fé” estreia na Praça 9 de Novembro nos próximos dias 20 e 21

Foto: Rebeca Reis

Nos próximos dias 20 e 21, o Grupo de Teatro Olaria estreia o espetáculo “Festa na Fé”. As apresentações acontecem na sexta-feira (20), às 16h, na Praça 9 de Novembro e no sábado (21), às 16h, na Praça Nossa Senhora dos Verdes, em Vitória da Conquista.

Trata-se de um trabalho contemplado pelo Setorial de Teatro do Estado da Bahia em 2016, que resgata o imaginário sertanejo nordestino, mergulhando nos festejos do imaginário popular.

De acordo com o grupo, a ideia surgiu em 2014 e desde então vem compilando textos dramáticos, cordéis, documentários, músicas, imagens e toda possível referência que envolvesse o tema.

“Nossa primeira troca de aprendizagem foi com o Terno de Reis “Terra, Sol e Mar”, do bairro Alto Maron”, conta Milena Edna, integrante do grupo. “Brincamos coco, ciranda, maracatu, capoeira angola, toré, boi, jongo e terno de reis como as referências basilares para a montagem. Abarcamos todas essas referências em nossas histórias”, detalha. Todo o processo de montagem foi realizado na comunidade da Campina no Vale do Capão.

Foto: Rebeca Reis

“Festa na Fé” é composto de quatro contos, sendo apresentados dois por sessão. As histórias são autorais, baseadas em narrativas do imaginário indígena, africano e ibérico, que estão nas raízes das brincadeiras populares. As cantigas utilizadas na trilha sonora são de tradição popular e algumas autorais compostas no processo de montagem.