Estudante da Uesb tem vídeo sobre Umbu Gigante no canal Futura

Cultivo de Umbu Gigante na região foi tema escolhido pela estudante Paula Joane Esteves

A estudante de Jornalismo Paula Joane Esteves participou em 2017 do Geração Futura Universidades, quando foi selecionada para participar de oficinas no Rio de Janeiro.

O projeto é uma iniciativa do Canal Futura que oferece a estudantes de universidades parceiras, dentre elas a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do canal.

O resultado do intercâmbio já está disponibilizado no site do Futura e em breve deve compor a programação do canal. A estudante escolheu a cultivo de Umbu Gigante na região como tema da sua produção audiovisual. A fruta não necessita de muita água é esperança de fonte de renda para os agricultores que sofrem com a falta de chuva. Dessa forma, o projeto capacita comunidades rurais da região para a produção de mudas do tipo Umbu Gigante.

Assista o vídeo

“O intuito era produzir um interprograma sobre algum projeto da nossa universidade. Eu escolhi o Umbu Gigante pois ele tem um objetivo não só de experimento científico, mas de caráter social, trabalhando com as pessoas do campo, transformando a vida de agricultores da região”, explica Paula Joane. “Quando a pesquisa científica sai da universidade e vai para a sociedade é que ela realmente tem validade”, concluiu ela, que é de Jequié (BA), mas estuda no campus de Vitória da Conquista e está no último semestre do curso.