Doulas voluntárias realizam parte prática de curso no Esaú Matos

Grupo é formado por trinta mulheres que buscam dar conforto físico e emocional às gestantes que dão à luz no Esaú Matos

Mulheres que participam da segunda turma do Curso de Doulas Voluntárias, oferecido pelo Hospital Municipal Esaú Matos, deram início neste mês de julho à aprendizagem prática do curso.

O grupo é formado por trinta mulheres de Conquista e cidades vizinhas, que irão receber certificado de conclusão de curso e podem se cadastrar como voluntárias para proporcionarem conforto físico e emocional às gestantes que dão à luz no Esaú Matos.

“Este é o momento de aplicar com a gestante o que foi trabalhado na teoria. Elas vão visualizar, por exemplo, como é a parte fisiológica da gestação, o trabalho de parto, como a gestante se comporta e utilizar os métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como massagens e óleos com aroma”, contou a enfermeira obstétrica, Christianne Schettini.

A interação não só com a gestante, mas também com o acompanhante e a equipe médica no Centro Obstétrico é fundamental para que a doula, hoje em treinamento, esteja preparada para melhor acolher a gestante, quando voluntária. “Cada mulher chega com uma demanda específica, com sua história de vida e a doula, além de trazer cuidado e conforto, acaba sendo o elo entre gestante, familiares e equipe”, reforçou Christianne.

As doulas em treinamento também estão contando com o apoio e conhecimento daquelas formadas na primeira turma. Abdiele Trindade é uma delas. “Essa troca de conhecimentos está sendo bem interessante. O que aprendemos no curso, aplicamos aqui. Então, essa é a hora de esclarecerem as dúvidas para que a gestante tenha o parto da melhor e mais respeitosa forma possível”, enfatizou a doula voluntária.

O Curso de Doulas Voluntárias é uma estratégia do hospital para a humanização do parto e é realizado em parceria com o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado e à Maternidade Ativa – Cirandeiras e com a Secretaria Municipal de Saúde.