Divina Valéria fará performance na abertura da Mostra Cinema Conquista

Filme de abertura da Mostra será o documentário “Divinas Divas”, que marca a estreia da atriz Leandra Leal como diretora

A Mostra Cinema Conquista divulgou o esperado filme de abertura da edição deste ano, que começa às 19h do dia 19 de novembro no Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/ Escola Normal. O escolhido foi o documentário “Divinas Divas”, que marca a estreia da atriz Leandra Leal como diretora.

Divina Valéria estará em Vitória da Conquista para a Mostra Cinema Conquista

O longa conta a história da primeira geração de artistas transformistas do Brasil que, nos anos 70, testemunhou o auge cultural da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, repleta de cinemas e teatros. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô de Leandra Leal.

O filme documenta ainda o reencontro de Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

A solenidade de abertura da Mostra Cinema Conquista – Ano 12 terá a presença de uma das personagens do documentário, Divina Valéria, que, na ocasião, também realizará uma de suas performances.

 

Mostra Cinema Conquista

A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 acontece nos dias 19 a 24 de novembro. Estabelecido, ao longo dos anos, como um dos mais importantes eventos do gênero no nordeste do país, a Mostra é, por excelência, um espaço de experimentação cinematográfica que democratiza o acesso à produção nacional e o debate sobre os mais diversos temas do cinema e do audiovisual.

O evento, que teve sua última edição em 2015, é um espaço privilegiado para a discussão dos temas e manifestações importantes do cinema brasileiro. A Mostra mantém uma curadoria sempre voltada para trazer um panorama interessante da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém diversa e rica.

Durante a programação, serão exibidos mais de 50 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/ Escola Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade e nas escolas municipais em diversos distritos da cidade.

Mostra Cinema Conquista – Ano 12 tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas). A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.