Alunas do curso de Comunicação Social ganham Prêmio Jovem Jornalista

Estudantes formam a única equipe da Bahia classificada para a segunda fase do concurso

Com informações da Ascom Uesb

As estudantes do terceiro semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Karina Costa, Viviane Santos e Giovana Reis, sob a orientação da professora Élica Paiva, formaram uma das 8 equipes ganhadoras do 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo instituto Vladimir Herzog.

Na primeira fase da premiação, os participantes deveriam produzir pautas jornalísticas sobre o tema “A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”, e enviar no momento da inscrição. As alunas, que optaram em participar na modalidade Revista, elaboraram a pauta “Síndrome congênita do vírus zika: Debate sobre o aborto em casos de microcefalia e outras complicações advindas da transmissão da mãe para o feto”.

Após serem informadas sobre a premiação, as equipes vencedoras receberam recurso e instruções para o desenvolvimento das matérias, que serão apresentadas na segunda fase do concurso. Nesse momento, será realizada uma avaliação dessa produção, e posteriormente o material será apresentado na cerimônia de premiação em São Paulo, onde haverá uma roda de conversa e a diplomação das equipes vencedoras.

Para Karina Costa, o recebimento desse prêmio serviu também como um incentivo e como uma forma de demostrar que não se deve ter medo em tratar de temáticas mais sérias. “Ao meu ver, antes de qualquer coisa, esse é o papel do jornalista. Tratar de temas realmente essenciais para a sociedade de forma humanizada”, comenta.

“Avalio o prêmio como uma grande vitória, estamos apenas no terceiro semestre e já conseguimos um feito desses. Somos a única equipe da Bahia que foi classificada e isso nos orgulha muito”, comenta Giovana Reis, sobre a importância desse reconhecimento para elas como estudantes e futuras profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *