Além do Look: Sapatos veganos, como assim?

Maria Flores fala sobre os sapatos veganos, que na contra-mão do grande mercado da Moda, objetiva o reaproveitamento e o aumento da vida útil dos sapatos, sem nenhum material de origem animal

Por Maria Flores*

Todos nós sabemos que a indústria da Moda não liga muito para como serão feitos os materiais dos seus produtos e quais serão os impactos deles no meio ambiente. Porém a pouco tempo descobri a Insecta Shoes que pensa bem diferente do convencional.

Durante um evento de criatividade (Almanaque 10) aqui em Brasília tive o primeiro contato com a Insecta a partir de uma palestra de uma das sócias da empresa, Pam Magpali. Eu fiquei totalmente apaixonada pela ideia, pelo conceito, pela criatividade, pela iniciativa e principalmente pelos maravilhosos sapatos. Então, por conta dessa “paixonite aguda” resolvi dedicar esse meu espacinho para essa empresa que me encantou por completo.

A Insecta Shoes é uma empresa gaúcha de sapatos veganos, nascida em 2014. Isso mesmo, sem nenhum material com origem animal. Bacana, né? Pra completar é 100% reciclável. Segundo suas fundadoras, a palavra-chave da Insecta é reaproveitamento, elas querem aumentar a vida útil dos produtos, para isso, na confecção, elas usam peças de roupas vintage compradas nos mais variados brechós mundo a fora.

Durante a palestra, Pam nos falou sobre a maior dificuldade da empresa: encontrar fornecedores. Como já disse lá em cima, a indústria maioritária que fabrica os materiais necessários para a produção de peças do vestuário não estão nem aí para questões como proteção dos animais ou do meio-ambiente, o que torna quase impossível confeccionar sapatos veganos. O fornecedor da sola de borracha triturada 100% reciclada, por exemplo, quase fechou as portas por falta de clientes, por sorte entrou em um acordo com as meninas da Insecta e aceitou continuar fornecendo para elas com um preço mais alto.

A dificuldade na confecção, falta de fornecedores e materiais caros, é a maior causa dos altos preços dos sapatos da Insecta Shoes. Apesar disso, Pam afirmou que a sua clientela é muito grande, o que proporcionou a abertura de uma loja física em Porto Alegre – RS. As demais vendas são feitas pela internet no site da loja (www.insectashoes.com) e em algumas lojas parceiras no Rio, em São Paulo e em Porto Alegre.

insecta2

*Maria Flores é estudante de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB).